Nosso atual projeto

ONG JOÃO DE BARRO
Presidente: Sandra Regina Torino Rota Sena
O ser singular de cada membro não nos define, não somos um só, somos muitos, somos múltiplos e plurais, somos muitos rostos e ainda muitos outros, somos um pouco de cada um de vocês e vocês são um pouco de cada um de nós, juntos realizamos, juntos podemos, juntos construímos nosso ninho como o João de Barro, com muito trabalho, dedicação e principalmente alegria e união...

PROJETO “VERDES CAMINHOS”
ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO DO PROJETO:
Ninho ambiental: Isara Rotta Almeida

Participação dos ninhos:
Cultural Nacional: Claudia Schwab e Nair Rolan
Cultural Latino-americano: Miguel Peralta
Esportivo: Marco Aurélio Krusser Correa
Literário: Emma Helena Torino
Comunitário: Vera Pereira
Social : Camila Sena, Janaína Goulart, Elenice Posadas, Andrea Rolan e Sabrina Rosa
Pedagógico: Gilda Castro 
Supervisão: Conselho dos Ninhos

O presente projeto tem como objetivo desenvolver uma nova postura em relação ao meio ambiente, com o envolvimento de: crianças, adolescentes,pais, comunidade de bairro, pessoas com mais interesse em relação ao meio ambiente, para que assim possam interagir e descobri-se como seres integrantes e responsáveis pelo lugar em que vivem e, pelo nosso planeta.
Tendo em vista uma compreensão do tema, proponho um destaque à Educação Ambiental , dando visão a todos os envolvidos no projeto a ver o planeta com um olhar de acuidade como se fosse sua própria casa, e sua casa com uma organização que estabeleça um local saudável para todos.

Sendo assim, a partir do trabalho que será realizada no bairro “Vila Nova”, se pretende proporcionar a todos os envolvidos, uma visão de “o que fazer” e “o que não fazer” com o lixo, bem como expor e praticar o cuidado com a limpeza e a reciclagem como uma prática importante para a comunidade.
Com todas essas idéias postas em prática, objetiva-se o melhor para bairro, cidade, enfim para o planeta; pretende-se construir adultos responsáveis com o meio ambiente e um lugar com
VERDES CAMINHOS para se viver.


OBJETIVOS: 
 
Objetivo Geral
Fazer com que o indivíduo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, conscientizando a comunidade em geral da importância de seu papel como cidadão,
distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida, diferenciando as diversas realidades ambientais, onde a saúde, o lazer, o lixo, etc., sejam destaque fundamental nesse processo de sensibilizar, compreendendo que o meio ambiente é o resultado das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais. 
Para tanto, se faz necessário que todos os ninhos da ONG trabalhem juntos, pois somente de maneira interdisciplinar entre meio ambiente, cultura, esportes, atingiremos nossos objetivos pedagógicos e sociais.

Objetivos Específicos:
· Reconhecer o meio ambiente como essencial para a sobrevivência, dando informações e conhecimentos sobre o meio ambiente.
· Alternativas de como contribuir para termos um ambiente agradável sem prejudicar a natureza .
· Identificar os meios de poluição e sensibilizar a população que os mesmos nos acarretam problemas.
· Refletir com os participantes sobre a realidade atual do seu bairro, e o que podemos fazer com o trabalho de todos em conjunto, para tornar mais saudável o meio em que eles vivem.
. Lixo é luxo: orientação para o trabalho de coleta, separação, armazenagem e futura e reciclagem do lixo.

METODOLOGIA
Para iniciarmos a realização de nosso projeto, na 1º etapa faremos um passeio no nosso bairro VILA NOVA - município de Santa Vitória do Palmar- RS, com o objetivo inicial de analisarmos nossa natureza em relação a nossa sociedade.
A partir do que foi visto pelos participantes durante o passeio, iniciaremos nosso trabalho com as seguintes atividades:
· Debates envolvendo os participantes, pais, e a comunidade em geral,com temas que visem melhorar as ruas do bairro. (Convidar palestrantes especializados que forneçam informações de forma lúdica, que despertem a curiosidade e o interesse em melhorar o ambiente em que vivem).
. Divisão dos participantes em grupos , de acordo com faixa etária e disponibilidade de horário, para realização de tarefas que possam construir no bairro, VERDES CAMINHOS para se andar.
OBS.: Participação dos ninhos culturais e literário.
 
TEMAS NO DEBATE – IMPORTANTE RESSALTAR:
Educação Ambiental:
Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia
-5 de junho-
 
O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade se define como um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero por um período de tempo longo e indefinido.

É uma maneira inteligente de ver e agir no mundo!

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Conjunto de ações voltadas para uma solução ou redução de grandes problemas de ordem ambiental, econômica e social.
Será que somente o crescimento econômico é capaz de gerar qualidade de vida para todos em equilíbrio com a Natureza?
Não, por isso dizemos que tudo está interligado e devemos começar a enxergar isso como um outro olhar, o olhar da sustentabilidade, e ao descobrirmos esse olhar devemos tomar uma atitude e desenvolver novas rotinas.
"O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades"

Reciclagem
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de onde saíram.
A reciclagem de materiais é muito importante, tanto para diminuir o acúmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

Tempo de absorção de algumas substâncias no meio – ambiente:

Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido
Vamos pensar no que estamos fazendo? E no que devemos e podemos mudar?
Como 2º etapa, trabalharemos o subtema :

“Lixo no lugar certo e com responsabilidade”


· Grupos de verificação: observar lixo orgânicos, recicláveis e tecnológico , onde as pessoas do bairro colocam esse lixo;
· Verificando se há lixo nas ruas e em terrenos baldios;, e listar estes locais;
. Organizar a gincana VERDES CAMINHOS envolvendo todos os participantes do projeto.
. Dividir os participantes por faixa etária , ruas onde residem e atividades:
- coleta do lixo
- separação do lixo
- organização do lixo que poderá ser utilizado pela comunidade para trabalhos manuais dentro da ONG JOÃO DE BARRO e venda do lixo que não se faz necessário à comunidade;
- reciclagem do lixo.
OBS.: Participação de todos os ninhos.
 

GINCANA: INCENTIVO INICIAL
Organização da gincana envolvendo todos os ninhos da ONG JOÃO DE BARRO, escolha dos nomes das equipes e distribuição das tarefas contendo as seguintes etapas que terão a duração de + ou – 80 dias:

1- Catando lixo nas ruas predeterminadas (entregar aos grupos participantes, sacos de lixo, que serão pesados mais tarde, para verificar a equipe vencedora desta etapa)

2- Separação do lixo encontrado pelas equipes e novo armazenamento

OBS.: As etapas 1 e 2 ocorrerão em concomitância e deverão ter a duração máxima de 30 dias.

3- Oficina e atividade produtiva de: horta orgânica caseira, plantas ornamentais e ervas medicinais.

OBS.: Participação do ninho comunitário no controle (com lista de presença) de qual equipe está realmente cuidando de suas hortas, para poder verificar a vencedora desta etapa.
4- Venda do material reciclável que não será utilizado pela ONG (vencerá nesta etapa, a equipe que tiver maior arrecadação com sua venda; a renda obtida entrará no livro caixa da ONG JOÃO DE BARRO e se destinará às atividades da própria ONG).

5- Elaboração de trabalhos manuais sob a orientação do ninho pedagógico, onde serão confeccionados objetos tanto utilitários como de decoração para serem utilizados no espaço de funcionamento da ONG JOÃO DE BARRO (preparação para que no futuro se tenha na ONG uma oficina de artesãos que venha a gerar empregos para a comunidade que faz parte da organização).
OBS: os trabalhos mais votados pela comunidade, serão os vencedores desta etapa.

6- Organização do campeonato de futebol da ONG, sob a responsabilidade do ninho esportivo, serão feitas etapas classificatórias, possivelmente aos domingos, para que se chegue ao vencedor desta etapa; já em relação aos treinos, as datas e horários serão estabelecidas pelo diretor do ninho referente.

7- Será feita uma atividade com a apresentação de um sarau com músicas, cada artista poderá cantar uma música de sua preferência e outra que se refiram ao meio ambiente, à natureza
(as músicas deverão incluir tanto o floclore sul-riograndense quanto o latino-americano).
Ao final será determinado um prazo de 7 dias ás equipes para que cada uma apresente a sua frase sobre o meio ambiente.

OBS.: As frases de cada equipe, serão pintadas em placas de madeira que vão ser colocadas na volta do ginásio em que hoje, funciona a sede da ONG JOÃO DE BARRO.
A frase considerada mais bonita pela votação da comunidade, garantirá a equipe vencedora nesta etapa.

OBS.:Responsabilidade dos ninhos culturais e literário.

8- Atividade cultural com dança em grupo:
Esta atividade se desenvolverá nos moldes da “dança da galera”, cada equipe desenvolverá com a coreógrafa e seus auxiliares, uma dança grupal com músicas que tenham como tema o Rio Grande do Sul ou o Brasil, com enfoque na natureza.
As equipes deverão convidar no mínimo 20 pessoas para que realizem juntas a apresentação, todos deverão participar dos ensaios e receberão o figurino fornecido pela ONG.
Na dança não será colocado um limite máximo de idade, desde que o participante tenha de 10 anos em diante, todos são bem – vindos.
A apresentação ocorrerá na grande final da gincana, e esta última etapa será vencida pela considerada melhor dança, por um grupo de jurados convidados.

OBS.: Após as premiações serem entregues, todas as equipes juntas farão uma grande dança final de encerramento, anunciando a gincana do ano seguinte, porque é deste encontro da solidariedade com a cidadania que se renova e se fortalece na humildade e no trabalho, a ONG João de Barro.

Músicas para a dança grupal (por equipes):

Aquarela do Brasil - Gal Costa
Eu sou do Sul – Os Serranos
Brasil de Bombacha - Os Monarcas
O grito dos livres – Dante Ledesma
Maravilha de cenário – Martinho da Vila

Dança final (toda ONG João de Barro):
Eu só peço a Deus - Mercedes Sosa e Beth Carvalho

Para a etapa final do nosso projeto, realizaremos uma exposição dos trabalhos realizados durante a gincana,
com o objetivo de apontar que todos tem direitos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida humana.
Será disponibilizado também dentro do ginásio em que funciona a ONG, um cordel com fotos de todas as atividades realizadas, bem como folhas em branco, para que a comunidade deixe suas sugestões para atividades futuras, e também para que todas as pessoas possam conhecer nosso trabalho e, quem sabe, juntar-se a nós...

O casal de “João de Barro” canta junto e emite um grito bem forte.
Seu canto tem uma sequência rítmica que lembra um canto festivo, e é este canto que convidamos você a entoar conosco...

ONG JOÃO DE BARRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário